Remarcom

• •

Respostas

Ulisses, rei de Ithaca.

Sempre achei achei que Deus vai querer fazer um high five comigo assim que eu chegar, entre afobado e distraído, olhando anjas e anjos, nuvens e o pessoal das harpas. Pelo sotaque e pelas coisas que vi acontecer, de brasileiro Deus não tem nada. E, como a maioria dos gringos, Ele não sabe onde o Brasil fica. Meu Deus, eu diria (mais fazendo um trocadilho tipo piada no céu), Você é mais bonito pessoalmente. Então viria a pergunta do Maiorial: “Você foi o melhor que podia?”. E eu responderia que não, mas que pelo menos não fiquei me achando Deus.

Levantei esquisito, o dia estava azul, um azul desses azuis que fazem suspirar as outras cores, que olham pra traz e mandam beijinhos de tão bonitão que era aquele azul. No caminho, passei por flores vira-lata e cães restritos a seus quintais. Ando sem pressa, condensado e sereno. Quando a emoção borbulha, viro gelo e assim fico, mirando o que há no horizonte, verificando mapas, confirmando rotas e espero pelo momento largo de me lançar a favor ou contra os ventos.

A vida vem servida em potes individuais, ainda que se possa experimentar aqui e ali o preciso e o precioso dos encantos, das paisagens, canções e pessoas como você, que não me passa desapercebida. Quero te trazer o alívio das notícias felizes, quem sabe seja possível a casa, o afeto e o retrievier das canções que nos oferecemos. Te falo no silêncio que calo, como te declaras nas ilhas onde não vais se não for comigo. Meu lugar é nós.